Dra. Júlia Prates | Médica Veterinária

Coronavirus, vantagens do atendimento domiciliar, teste 4DX




Peço a todos muita atenção nesse post pois, tenho recebido diversas mensagens de tutores com duvidas pertinentes e até com informações falsas, então, como disseminadora de informação me sinto na obrigação de ser muito esclarecedora com relação a esse assunto.O CODVID-19 NÃO É O MESMO VÍRUS QUE ANIMAIS SÃO CAPAZES DE CONTRAIR, explico: o Gênero Alphacoronavirus são os vírus da Familia Coronaviridae que são capazes de infectar e adoecer os animais, já os vírus do Gênero Betacoronavirus no qual o COVID-19 se encaixa, infecta humanos. Vide imagem abaixo:

Dra. Júlia Prates

A vacina para doenças virais, seja a v10 ou a v8 na qual todos devem vacinar seus cães, por exemplo, protege para o Coronavírus canino que é diferente desse que nos humanos estamos vivendo em Pandemia e, portanto, essa vacina NÃO nos protege contra o COVID-19. No entanto, estudos recentes sobre o COVID-19 mostra que é um vírus que tem tropismo (afinidade) por pêlos e cabelo o que seria uma preocupação para nos médicos veterinários, uma vez que esse vírus muta muito facilmente. Mas essa informação não é para gerar pânico e muito menos motivo para abandono de animais (obs: ato criminoso)Então, como devemos agir:

• A Associação Mundial de Médicos Veterinários soltou um documentos definido do que realmente o COVID-19 NÃO afeta cães e gatos; NÃO AFETA!!!!NÃO AFETA!!!

• É de suma importância que mantenhamos as mãos higienizadas corretamente ;

• O uso do álcool em gel é fundamental, passe nas mãos a cada 30 minutos, no entanto, não substitui a lavagem das mãos;

• Fique em casa!!!!!!!!!! Já está provado que o isolamento social é a melhor forma de proteção;

• Evite colocar as mãos em boca, nariz e olhos;

• Tenho animal em casa e estou com suspeita de corona, o que fazer? Faça uso de máscara trocando no tempo correto de validade dela, lave sempre as mãos, faça uso do álcool em gel, mantenha-se em quarentena e procure um médico.

Ao ter contato com seu animal, tenha atitudes iguais à com humanos, sem muitos contatos pelo seguinte motivo: HOJE, o vírus não é o mesmo que afeta cães/gatos e humanos mas ele está mutando (mudando) com grande agilidade! Isso significa que estou dizendo para abandonar seu animal? NÃO! Apenas afirmando para ter o cuidado que você deve ter mesmo que não tenha um animal em casa! São cuidados básicos que evitam disseminação entre humanos e podem permitir que contamine outras espécies também! Por favor, não vamos tomar atitudes impensadas e agir por desespero! NÃO ABANDONE SEU ANIMAL!

Blog

Posts recentes

Image

Coronavírus

Ham Brook Jan 18, 2019

Peço a todos muita atenção nesse post pois, tenho recebido diversas mensagens de tutores com duvidas pertinentes...

Continue lendo...

Image

Vantagens do atendimento domiciliar

Júlia Prates Mar 20, 2020

Tem duvidas sobre o atendimento domiciliar? Não sabe se vale a pena chamar um medico veterinário capacidade e especializado nesse atendimento?

Continue lendo...

Image

O que o teste rápido Idexx 4DX avalia?

Júlia Prates Mar 18, 2020

O 4Dx é um teste fácil e rápido de ser realizado e em 8 minutos temos o resultado facilitando assim o diagnóstico! Com algumas gotas de sangue podemos detectar...

Continue lendo...

contato

Fale comigo

(12) 9.8895-3040
jpfs94@icloud.com